sábado, 10 de janeiro de 2009

Quais as funções da família dos ácidos gordos omega-3?

A família dos ómega-3 pertence ao grupo dos Ácidos gordos poliinsturados. O principal representante desta família, oriundo de fontes vegetais é o àcido linolénico (18:3).
Os ómega-3 são também ácidos gordos essenciais, ou seja, não conseguem ser sintetizados pelo Homem. E é por este motivo que devem ser obtidos pela dieta.
No organismo, o ácido linolénico é convertido através de um processo altamente complexo e limitado em:

• Ácido ecosapentanóico (EPA) (20:5)
• Ácido decosahexaenóico (DHA) (22:6)


Os benefícios desta família de compostos têm vindo a ser pesquisados desde os anos 70. Já nessa década, Bang e Dyerberg, relataram que a queda da mortalidade por doenças cardiovasculares entre moradores de 2 localidades (Inuits of Geenland e Danes), cuja dieta era rica em ómega-3 provenientes do peixe. Este estudo veio, então, sugerir um efeito benéfico do consumo de peixes ricos em ómega-3.
Actualmente, reconhece-se que o consumo frequente de alimentos ricos neste composto (EPA e DHA) representa benefícios para a saúde de uma forma geral, podendo actuar na:


• Manutenção da saúde cardiovascular;
• Redução da agregação plaquetária, mantendo a integridade dos vasos sanguíneos e contribuindo também para a regulação dos batimentos cardíacos;
• Redução os níveis de Triglicerídeos, LDL (mau colesterol) e aumentar a taxa de HDL (bom colesterol), melhorando assim, a porporção HDL/LDL - (altas taxas de LDL aumentam o risco de doenças cardiovasculares);
• Redução da Pressão arterial;
• No Sistema imunológico e processos inflamatórios – onde têm uma potencial acção preventiva da Asma, Artrite, Enxaquecas e Psoríase.
• Regulação da temperatura do corpo e perda de água.

- Investigadores da Universidade de Harvard, EUA, acreditam também que os ómega-3 bloqueiam correntes excessivas da Na+ e Ca2+ no coração, que proporcionariam por sua vez descargas eléctricas excessivas e arritmias cardíacas no coração.

Sem comentários: