terça-feira, 1 de setembro de 2009

# 2 Produtos da Época - Cerveja


Esta bebida, inserida numa alimentação balanceada pode ser uma boa opção, o Dr. Manuel Rocha de Melo, da FCNAUP, estudou as propriedades nutricionais da cerveja e concluiu que contém vitaminas do complexo B, polifenóis, fibra solúvel, minerais e álcool que exercem benefícios na prevenção de várias doenças. Esta bebida é também pobre em lípidos e açúcares.

Assim, fica aqui a composição da cerveja:

* É composta por cerca de 93% de água. Perde o "combate" em termos de hidratação com a água e o chá, mas ganha quando comparada com outras bebidas alcoólicas;

* Álcool (etanol) 3,4%/9%. Desde que ingerido em doses moderadas, o álcool tem alguns benefícios, nomeadamente contribui para evitar a acumulação de gordura nas paredes arteriais.

* Hidratos de carbono 2% a 3%.

* Calorias. 33 cl de uma cerveja normal contêm cerca de 150 kilocalorias, aqui a cerveja perde novamente o combate com a água e as infusões. Contudo,não está proibida se introduzir nos seus dias de férias uma cerveja no seu almoço e durante a tarde fizer uma boa caminhada não sentirá alterações de peso.

* Gorduras. 0 g de gordura

* Magnésio (48 mg) e silício (6 mg). O consumo de cerveja associa-se a uma maior densidade mineral nos ossos, actuando como factor preventivo face à osteoporose.

* Potássio (190 mg). Compensa a perda excessiva deste mineral através da urina, importante na prevenção das cãibras musculares.

* Vitamina B12 (0,8 mcg). Produz serotonina e dopamina, as duas substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar.

* Vitamina B2 - Riboflavina. Contribui para o crescimento da pele, do cabelo e das unhas e também actua como cicatrizante.

* Vitamina B5 - Ácido Pantoténico. Sintetiza os lípidos e o açúcar dos alimentos.

Apesar de todas estas vantagens importa frisar que:
- a água é a melhor bebida, não há outra que apresente mais vantagens;
- a cerveja dentro de uma dieta saudável e consumida em pequenas quantidades pode (muitos outros factores devem ser avaliados) ser uma boa opção.


Fonte Imagem: www.gettyimages.com

1 comentário:

Unknown disse...

Adorei saber ahahahaha
Beijinhos =)