sábado, 7 de novembro de 2009

# 3 Produtos da época - Dióspiro


O dióspiro é um fruto originário da China, apresenta coloração entre o amarelo e o laranja escuro e o seu tamanho varia entre 1,5 e 9cm de diâmetro.

Apresenta elevado conteúdo de taninos, o que os torna quando ainda não estão maduros adstringentes e com sabor amargo.

Em termos nutricionais apresenta elevado teor de água, hidratos de carbono, essencialmente frutose - açúcar de absorção rápida, daí a necessidade de atenção redobrada em dietas de emagrecimento e em diabéticos. Tem quantidades moderadas de:
* fibra solúvel, denominada pectina - esta fibra
uma vez no intestino sofre um processo de fermentação com libertação de ácidos gordos de cadeia curta, que são associados a efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente o controlo da glicemia e dos níveis de colesterol no sangue e a promoção de uma flora intestinal mais saudável.
*
carotenos (pro-vitamina A), importante para uma boa acuidade visual.
* e potássio importante na contracção muscular e hipertensão arterial. O seu consumo deve ser muito controlado em insuficientes renais.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Energia (kcal)

58

Água (g)

82,6

Proteína (g)

0,6

Hidratos de carbono (g)

14,8

Fibra (g)

1,5

Caroteno (μg)

177

Potássio (mg)

228

μg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 94-95


Sem comentários: