domingo, 17 de janeiro de 2010

Ovos, Bacon e Nozes na Gravidez



Segundo um estudo publicado na revista "Federation of American Societies for Experimental Biology" (FASEB) a ingestão de nozes, ovos e bacon pela grávida ajuda o desenvolvimento cerebral do feto.

Este estudo realizou-se na University of North Carolina at Chapel Hill, com recurso a ratinhos e mostrou que uma alimentação rica em colina (presente nos ovos, carne de porco e nozes) - que parece ter um papel crucial no desenvolvimento do hipocampo, região do cérebro associada à memória, altera factores genéticos no desenvolvimento do cérebro dos fetos.

Durante este estudo, a equipa alimentou dois grupos de ratinhos fêmeas grávidas com dietas diferentes um dos grupos recebeu uma dieta com pouca colina e os restantes animais receberam maiores teores de colina.

Verificou-se, que as células cerebrais dos fetos que não receberam a dieta rica em colina apresentavam uma alteração na expressão de duas proteínas (G9a e Calb1).

Segundo Gerald Weissmann, director da revista FASEB: “Talvez nunca possamos dizer, de forma assertiva, que o bacon é um alimento saudável, mas o campo emergente da epigenética já nos está a fazer repensar as coisas que consideramos saudáveis ou não. Este estudo é um exemplo que mostra como uma nutrição pré-natal é de vital importância para toda a vida da criança

Fonte imagens: www.gettyimages.com

Sem comentários: