segunda-feira, 19 de julho de 2010

Avaliação dos Ovos - Qualidade e Composição


Segundo um estudo desenvolvido pelos investigadores do Serviço de Investigação Agrária, dos Estados Unidos da América e publicado recentemente na Revista Poultry Science não existem diferenças significativas na qualidade dos ovos produzidos por aves criadas em explorações quando comparados com os ovos produzidos por aves criadas segundo métodos biológicos.

O grupo de investigadores verificou que as diferenças mais significativas ocorrem ao nível das dimensões dos ovos brancos e amarelos tendo os ovos amarelos revelado-se mais pesados enquanto os ovos brancos revelaram maior percentagem de sólidos totais e de gordura bruta. Contudo, nenhum destes factores confere diferenças significativas a nível da qualidade dos ovos.


Fonte notícia: Qualfood
Fonte Imagem: www.gettyimages.com

2 comentários:

Rui disse...

Olá! Se lerem o "abstract" do artigo (http://ps.fass.org/cgi/content/abstract/89/3/582) podem verificar que o mesmo diz que existem diferenças entre os ovos dos diferentes modos de produção. Não existe é um tipo de ovo específico que se destaque como o melhor ou como o pior quando se tem em conta os valores médios dos vários parâmetros de qualidade.
Parece-me também que as conclusões do estudo se baseiam principalmente em parâmetros físicos (unidades Haugh). Para aferir diferenças de qualidade seria importante fazer uma análise nutricional mais completa e ainda ter em conta critérios microbiológicos e do bem-estar animal, por exemplo.

Susana LQ disse...

Olá Rui,

Obrigada pelo seu contributo!

De facto, a qualidade é um conceito muito subjectivo e os factores a ter em consideração para a sua classificação dependem, nomeadamente interindividualmente. No caso do estudo em questão tendo em conta os valores médios dos parâmetros de qualidade considerados verificou-se que não existem diferenças significativas. Contudo, essas diferenças poderiam existir acaso se considerassem outros parâmetros de avaliação.E sim, as conclusões baseiam-se essencialmente em aspectos fisicos.

Obrigada