terça-feira, 27 de julho de 2010

Chá Verde e Tecido Adiposo

..."Uma equipa de investigação do Serviço de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu que o consumo de chá verde favorece a “redistribuição” da gordura corporal, diminuindo o tecido adiposo visceral (gordura que se concentra na barriga), que é mais prejudicial para a saúde do que o tecido adiposo subcutâneo (gordura que se acumula por debaixo da pele, sobretudo nas coxas e nádegas).

Neste estudo, os investigadores avaliaram dois grupos de ratos durante um semestre, sendo que a um grupo foi dado a beber chá verde e ao outro água.

No final dos seis meeses verificou-se que todos os animais aumentaram de peso contudo, verificou-se que os ratos do grupo que consumiu chá verde ganharam menos peso do que os ratos do grupo de controlo.

Os cientistas analisaram as diferenças encontradas no tecido adiposo subcutâneo e visceral nos dois grupos de ratos, e verificaram que o tecido adiposo dos animais que beberam chá verde apresentava um número maior de células em proliferação e adipócitos (células que armazenam gordura) mais pequenos do que os encontrados no grupo de controlo. O consumo de chá verde também aumentou o número de células em apoptose (morte celular programada) no tecido adiposo visceral, favorecendo a sua redução. Segundo a autora, “estes resultados podem advir da estimulação da produção de estrogénios no tecido adiposo provocada pelo chá verde”.

Estes resultados vêm mostrar que o consumo de chá verde interfere na “organização” da gordura corporal, criando um padrão celular mais saudável e menos propenso ao desenvolvimento de patologias.

Hoje, sabe-se que é mais negativo para a saúde ter adipócitos de grande dimensão do que possuir uma grande quantidade de pequenos adipócitos, uma vez que estes últimos são mais funcionais do que os primeiros.

A acumulação de gordura no abdómen aumenta o risco de desenvolver hipertensão, dislipidemia, resistência à insulina e intolerância à glicose. Juntos, estes sintomas constituem a síndrome metabólica, reconhecida pela comunidade científica e médica como promotora de doenças cardiovasculares, diabetes, asma e alguns tipos de cancro.

Numa altura em que a obesidade assume proporções epidémicas não se pode descurar a importância de desenvolver estratégias multidimensionais para resolver este problema. Estes resultados sobre os efeitos da ingestão de chá verde dão pistas importantes sobre a possibilidade de alterar a “qualidade” da gordura corporal."...



Notícia transcrita daqui - noticias.up.pt

Artigo disponível aqui

Imagem daqui

Sem comentários: