terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Falta de iodo pode afectar o desenvolvimento cognitivo


Segundo, um estudo divulgado durante o XII Congresso Português de Endocrinologia a falta de iodo pode afectar o desenvolvimento cognitivo.

A hipótese levantada é que a falta de iodo pode estar associada a um fraco desenvolvimento cognitivo nas crianças, este estudo avaliou 3679 crianças em idade escolar de 78 escolas de Portugal continental, das cidades de norte a sul do país, tanto interiores como exteriores, e 311 crianças de 40 escolas da Madeira, perfazendo um total de 3990 crianças entre os 6 e 12 anos.

Os resultados preliminares do estudo, mostraram que 46,3% das crianças recebiam um aporte de iodo insuficiente e 53,7% das crianças recebiam-no num nível adequado o que na opinião do investigador Edward Limbert, pode ser o factor responsável pela falta de aproveitamento escolar das crianças.

O cientista defende que pequenos défices nos níveis de iodo, verificados nalguns países da Europa, podem estar associados a dificuldades de atenção e aprendizagem apresentadas em crianças saudáveis.

Mais estudos, são contudo necessários. Saiba, contudo, que as principais fontes de iodo são os peixes, nomeadamente, peixes de água salgada e alguns mariscos e estes podem e devem fazer parte de uma alimentação completa, equilibrada e variada.

Sem comentários: